• Por que manter as janelas abertas no carro diminuem as chances do coronavírus?

    Prefira manter as janelas do carro abertas, ao invés de usar o ar-condicionado. Um ambiente bem ventilado diminui as chances de contágio pelo novo coronavírus, assim como outras doenças.

    Prefira manter as janelas do carro abertas, ao invés de usar o ar-condicionado. Um ambiente bem ventilado diminui as chances de contágio pelo novo coronavírus, assim como outras doenças.

    No que se refere ao uso de ar-condicionado no automóvel, o equipamento, mesmo se for equipado com filtro, não ajuda a prevenir a covid-19 – principalmente se a recirculação do ar da cabine estiver ativada. O ideal é rodar com as janelas abertas, mesmo no calor.

    “O ar-condicionado, principalmente quando ele somente renova o ar internamente, é pior ainda, pois ajuda ainda mais na disseminação. Não há renovação do ar que será respirado”, alerta o infectologista Eduardo Sprinz, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. “As janelas devem ser abertas, para a renovação maciça do ar e/ou para diminuir o potencial número de micro-organismos presentes naquele ambiente. Mesmo em temperaturas elevadas, infelizmente”

    “As janelas devem ser abertas, para a renovação maciça do ar e/ou para diminuir o potencial número de micro-organismos presentes naquele ambiente. Mesmo em temperaturas elevadas, infelizmente”, complementa o especialista. O colega Jair Ferreira, professor titular de epidemiologia da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), faz coro: “Ar-condicionado, em princípio, não filtra e não traz vírus. A janela aberta ventila mais e reduz o risco, caso o motorista esteja infectado. Reduz também o risco para o motorista, caso o passageiro esteja infectado”, informa o professor. Ele salienta que, ainda assim, essas medidas não protegem 100% e apenas “reduzem o risco”.

    Segundo a Boshoku, fabricante de elementos filtrantes para ar-condicionado de veículos, “os elementos filtrantes utilizados no sistema de ar condicionado em automóveis produzidos no País não filtram odores nem bactérias. Somente poeira. No entanto, no Japão já existe esta tecnologia para carros de alto padrão, mas no Brasil ainda não”.

    A informação é de Mauricio Costa, gerente de vendas da Boshoku.

    A SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade Transportes) de São Paulo também recomenda que os motoristas andem com as janelas abertas para maior ventilação.

    Fonte:

    https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2020/03/20/coronavirus-carro-nem-sempre-e-mais-seguro-do-que-transporte-coletivo.htm

    Por Alessandro Reis

Abrir bate-papo
Fale agora com a gente pelo WhatsApp.